Reflexão: A Fé nos nossos dias



Texto Base:
Hebreus 11:1-2.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho".


A Fé é o Instrumento pelo qual professamos nossa crença em Cristo, sendo a palavra de Deus o alicerce deste instrumento em nossos corações (Romanos 10:17), podemos afirmar que a Fé nos conduz a caminhos sobremodo excelentes, dando-nos acessibilidade a graça por meio de Cristo Jesus. No livro de Hebreus o autor declara: "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam", entre outras palavras, nossa fé deve sempre culminar no Senhor.

Hoje infelizmente a Fé tem sido pregada nas nossas Igrejas de maneira não muito coerente com a palavra, a sua conotação está tomando um significado distante da raiz bíblica. Hoje a pregação da Fé está ligada apenas no que ela pode trazer, sendo um instrumento de "conquista" do que se almeja ter. Neste universo de "tomar posse do impossível", a essência do evangelho vai se esvaindo, os novos cristãos vão se alicerçando apenas no desejo de ter, ou seja, aceitar a Cristo é sinônimo de receber muitos benefícios, muitas bençãos: uma casa, um bom trabalho, um bom casamento, um bom emprego, uma família abençoada, etc. Pergunto: Deus continuará sendo Deus se não tivermos tudo o que foi citado acima? Ele continuará sendo bom se não conseguirmos realizar os nossos desejos? Afirmo que ELE CONTINUARÁ SENDO DEUS EM TODAS AS SITUAÇÕES. O problema não está em ter todas estas coisas, mas de firmar a busca exclusivamente para ter. A verdadeira Fé caminha no lado oposto deste pensamento, pois por Cristo eu abro mão de tudo, ou seja, dos meus sonhos, dos meus planos, da minha vida.

Para entendermos de fato o que é Fé, temos que compreender o seu significado na Raiz Bíblica:


* Emunah (pronuncia-se emuná) é a palavra Hebraica para fé. Em algumas formas importantes, ela difere de sua correspondente Grega pistis e do conceito Inglês (Português) de 'crença'. A palavra "firme" é, na verdade, a palavra Hebraica para fé, emunah. Esta importante verdade pode facilmente escapar aos leitores em Português, pois neste caso eles perdem o entendimento de que emunah fundamentalmente implica firmeza, estabilidade, regularidade, persistência, fidelidade ou lealdade. Em uma palavra, o conceito fundamental Hebraico de fé é realmente "fidelidade". Para a mente Hebraica, fé é mais do que crença em alguma coisa; é fidelidade a alguém.


A verdadeira Fé nos leva a um caminho racional! Você pode perguntar; caminho racional? É isso mesmo. O simples fato de nos apresentarmos a Deus segundo o seu propósito (como um sacrifício vivo, santo e agradável) nos remete a isso, ou seja, a um culto racional (Romanos 12:01). Nossa conduta em Deus deve ser pautada na certeza de que a sua vontade é boa, perfeita e agradável. Foi assim que Abraão agiu, na certeza que a vontade de Deus era o sacrifício do seu Filho no altar. Em nenhum momento o "Pai da Fé" (Gálatas 03:07) questionou a Deus, sua caminhada foi pautada pela Fidelidade ao Senhor e isto lhe foi imputado por justiça (Romanos 04:03). Abraão se manteve firme até o fim. A entrega de Isaque aconteceu primeiramente no coração, ou seja, o sacrifício já havia acontecido mesmo antes do ato! Ele tinha certeza que a promessa se cumpriria, pois a boca do Senhor o disse: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão" (Marcos 13:31). O Foco de Abraão foi a palavra de Deus, nela ele se manteve persistente, leal e fiel! Quantas pessoas estão exercendo a fé apenas na atitude e não no coração, esperando que a sua atitude lhe traga algum benefício.

Em suma o maior benefício que temos ao exercer a nossa Fé é de servir a Deus, mesmo que para isto tenhamos que abrir mão de todas as coisas. A Verdadeira Fé nos leva a desfrutar uma vida repleta de experiências espirituais, dando-nos o verdadeiro sentido da Vida em Cristo. Por isso a palavra destaca; "Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho", a ênfase do texto não é adquirir bens ou riquezas como é pregado em nossos dias, mas sim alcançar um bom testemunho. Viver a verdadeira Fé é rejeitar a medíocre visão de "ter" todas as coisas, para "ser" tudo aquilo que Deus espera de nós.


"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na FÉ no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." Gálatas 2:20


Em Cristo,
Bruno Nakakura.

*Fonte: http://dc181.4shared.com/doc/rx3GTZsV/preview.html

Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons.




comments powered by Disqus
© 2014 Bruno Nakakura - Todos os direitos reservados