Estudo: A origem da dor



- O homem foi criado com o propósito de ser a Imagem e semelhança de Deus;


Gênesis 01:26-30 (ORIGEM do homem)
- O Pecado veio e nos trouxe as doenças;
- Cristo veio restaurar todas as coisas!


Gênesis 03:15-19 – (ORIGEM DA DOENÇA – DOR)
V.16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua DOR, e a tua concepção; com DOR darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
V.17 - E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com DOR comerás dela todos os dias da tua vida.
V. 18 - Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
V. 19 - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.


"O TEXTO TRAZ ÊNFASE A DOR, QUE FOI ATRIBUÍDA COMO CONSEQUENCIA DO PECADO DO HOMEM."
V. 16 – A Vida agora é gerada com dor e sofrimento.
V. 17 – A Dor faria parte da Vida, por causa do Pecado, a terra utilizada para criação, para o deleite do homem, se torna maldição, produzindo sofrimento, vergonha, cansaço e dor, ela agora é utilizada para Juízo de Deus.
- A Maldição é o Juízo de Deus para que o homem se arrependa do seu pecado e confessando-o alcance graça, misericórdia e perdão;


A palavra dor é derivada do latim "dolore", que significa penalidade e do grego "poine", que se refere à punição.
O termo "pena" vem do latim poena, porém com derivação do grego poine, significando dor, castigo, punição, expiação, penitência, sofrimento, trabalho, fadiga, submissão, vingança e recompensa.


Dicionário Aurélio
DOR – significado (ô) [Do lat. dolore.] Substantivo feminino.
1. Sensação desagradável, variável em intensidade e em extensão de localização, produzida pela estimulação de terminações nervosas especiais.
2. Sofrimento moral; mágoa, pesar, aflição.


1ª - Cristo tomou sobre si as nossas dores
Isaías 53:01 (ORIGEM DA RESTAURAÇÃO) – Cancelou a pena – HOMEM DE DORES
Através de Cristo, Deus restaura o homem e a Criação, cumprindo todas as suas promessas.
- PROMESSA DE RESTAURAÇÃO DA TERRA - que agora ao invés de produzir Espinhos e cardos, a terra emanaria Leite e Mel;
- PROMESSA DE RESTAURAÇÃO DA VIDA – Vivida agora não mais em sofrimento, mas em gozo (EU VIM PARA QUEM TENHA VIDA EM ABUNDANCIA – JO 10:10);
2ª - Existem doenças que são para manifestação da Glória de Deus;
3ª - Existem doenças que são causadas por causa do Pecado (semeadura – quem planta colhe);
4ª - Propósito de Deus sempre será a cura – OU DO CORPO / OU DA ALMA / E PRINCIPALMENTE DO ESPÍRITO.


Uma excelente medicina preventiva é seguir o plano de Deus. A Bíblia diz em Êxodo 15:26 "Dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara."

A adoração a Deus livra-nos de doenças. A Bíblia diz em Êxodo 23:25 "Servireis, pois, ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades."

Jesus tem poder para curar doenças. A Bíblia diz em Mateus 4:23-24 "E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Assim a sua fama correu por toda a Síria; e trouxeram-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias doenças e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos; e ele os curou."

A cura vem do Senhor. A Bíblia diz em Jeremias 17:14 "Cura-me, ó Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo; pois tu és o meu louvor."

A Bíblia diz em Tiago 5:14-16 "Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação."

Não haverá nenhuma doença no céu. A Bíblia diz em Isaías 33:24 "E morador nenhum dirá: Enfermo estou; o povo que nela habitar será perdoado da sua iniqüidade."


Em Cristo,
Bruno Nakakura.

Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons.




comments powered by Disqus
© 2014 Bruno Nakakura - Todos os direitos reservados