Artigo: A perfeição em Cristo começa com o reconhecimento da nossa imperfeição



O caminho de Deus é perfeito...


O maior desejo do Pai para os seus filhos é que eles possam ser como Ele é; Santo. Esta santidade só pode se alcançada se buscarmos incondicionalmente a sua vontade através da palavra, ou seja, através das suas leis. É extremamente distante o pensamento de que podemos ser perfeitos, se olharmos apenas através da perspectiva humana. Este olhar (humano) mostrará, ao contrário do que a palavra nos ensina (sede perfeito... Gn 17:01), as nossas imperfeições. Quanto mais buscamos a Deus, mais se evidencia a nossa pequenez, temos amplificada a visão de quem somos, nossas limitações, falhas e dificuldades.

Como procurar a perfeição quando a proximidade com o criador expõe quem somos? Parece algo intangível e contraditório. Mas é exatamente nesta aparente contradição que vemos o agir do Espírito de Deus trabalhando e forjando o nosso "homem interior", fazendo-nos semelhantes a Ele. Por isso ratifico, o caminho que nos leva a perfeição começa à medida que encontramos imperfeições. Neste sentido, Deus apresenta a sua palavra, mostrando-nos o objetivo central: Sermos semelhantes a Ele (I Pe 1:16).

Veja o que diz o Livro de Salmos no capítulo 18:30-32:


O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam. Porque quem é Deus senão o SENHOR? E quem é rochedo senão o nosso Deus? Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho.


A Grande diferença que nos conduz a perfeição está em não olhar apenas para as nossas imperfeições, limitando-nos a uma visão fracassada e míope, mas identificando nossas imperfeições através daquele que pode fazer todas as coisas, e realizar em nós a sua vontade através da palavra. Sim, não a nós Senhor, mas a Ti toda a Glória. Pois é Ele que nos dá o vigor, a força e a resiliência de transpassar as dificuldades. A nossa imperfeição é confrontada quando permitimos que ela seja confrontada, entra neste momento o arrependimento. Enquanto o coração for altivo, não haverá lugar nele para o agir de Deus, lembre-se o Senhor resiste aos soberbos, mas dá graça aos simples. Porque Dele, pra ele e por Ele são todas as coisas.

No Salmo que compartilhamos, todo o verso canaliza a nossa esperança e transformação em Deus. Porque o caminho DELE é perfeito, não há outra palavra que seja provada e aprovada, ELE é escudo para todos os que NELE confiam. Por acaso existe algum Deus semelhante a Ele? Não existe e nunca existirá outro como Senhor, só ELE tem o poder de nos aperfeiçoar, só Ele pode transformar o homem caído, destruído e falido. Ele não veio para os sãos, mas para os doentes, os necessitados e fracassados, afim de que sejam fortes, vitoriosos e suficientes NELE.

Que nesta aparente contradição vivamos a sua morte, para que através da sua morte e ressurreição possamos ter vida e vida em abundância (Jo 10:10b).


Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho.


Em Cristo,
Bruno Nakakura.

Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons.




comments powered by Disqus
© 2014 Bruno Nakakura - Todos os direitos reservados