Artigo: Ciclos bíblicos



A morte de Jesus na cruz do calvário (Mateus Cap. 27, Marcos Cap. 15, Lucas Cap. 23 e João cap. 19) seguiu o ciclo da Páscoa, Ele foi crucificado no período desta festa, que foi o evento no antigo testamento que marcou a saída do povo de Israel do Egito com a morte do Cordeiro pascal. Após 400 anos de escravidão (Gen. 15:13) Deus envia um Libertador chamado Moisés para livrar o seu povo do domínio de Faraó. A Morte do Cordeiro perfeito marca esta saída, o sangue do sacrifício foi sinal nos umbrais nas portas das casas, onde a partir de então se tornou um memorial da Aliança do Senhor com o povo (Êxodo cap. 12).

Assim como a Morte, o Nascimento de Jesus seguiu também um ciclo, neste caso o da Festa dos Tabernáculos, que tinha como objetivo fazer o povo se lembrar do tempo em que morou em tendas, durante a peregrinação pelo deserto, e que Deus o sustentou ali, após havê-lo tirado da escravidão no Egito (Lv 23:33-43). O Apóstolo João declara que Jesus se Tabernaculou entre nós (João Cap. 01:14). O nascimento de Jesus pode ser calculado assim:


1. Zacarias exercia seu turno em julho, Lucas 1:5-8;
"Houve nos dias do Rei Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abias; e sua mulher era descendente de Arão, e chamava-se Isabel. Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos avançados em idade. Ora, estando ele a exercer as funções sacerdotais perante Deus, na ordem da sua turma"

2. Por ser do turno de Abias, o oitavo turno eclesiástico que começava entre Junho e Julho, I Cr. 24:10:"a sétima a Hacoz, a oitava a Abias,"

3. Foi o mês de Julho o mês da concepção de João Batista, Lucas. 1:23-24: "E, terminados os dias do seu ministério, voltou para casa. Depois desses dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou", que nasceu, pois em abril do ano seguinte.

4. Jesus nasceu seis meses mais tarde, (Lc. 1:26 "Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré"), portanto em plena Festa dos Tabernáculos em Outubro."




Nascimento – Ele é Emanuel que significa Deus conosco. O Pai envia o seu filho para trazer salvação a todo aquele que nele crer (João cap. 03:16); Deus é Fiel!

Morte – Ele (Jesus) levou sobre si as nossas dores, morrendo em nosso lugar dando-nos vida e vida em Abundancia (Isaías cap. 53 e João cap. 10:10)


Deus abençoe!
Bruno Nakakura.

Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons.




comments powered by Disqus
© 2014 Bruno Nakakura - Todos os direitos reservados