Artigo: Estar errado vivendo certo



Princípios e regras

Qual é o padrão de conduta que o cristão deve ter frente às situações da vida? Esta pergunta geralmente é realizada em ocasiões que se espera uma atitude diferenciada e que o foco desta atitude venha de encontro com os padrões bíblicos. O mundo sempre estará observando aqueles que possuem a marca do Sangue de Jesus, o próprio Jesus declarou isso quando afirmou em Matheus 5:14-16; "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." Apóstolo Paulo descreve na carta aos Hebreus: "nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas", estes textos retratam de forma concreta a "exposição" daqueles que servem a Deus. O que se espera do cristão então? Que ande segundo o que lhe é proposto conforme a palavra, tanto Jesus como o Apóstolo Paulo trazem a importância desta separação.

O padrão do mundo será sempre oponente ao padrão de Cristo, não existe comunhão com Luz e Trevas (I Jo 1:5-7), embora de forma sorrateira as trevas tentem corromper os que estão na Luz. Exatamente neste momento que o Cristão deve mostrar o padrão de Cristo, e não só isso, ser testemunha fiel em situações que somos convidados a nos "fingir de mortos" frente a opiniões e comportamentos contrários à palavra. Certa vez eu estava almoçando com alguns colegas de trabalho, éramos ao todo seis pessoas, durante a refeição eles começaram a conversar sobre o hossexualismo e cada um foi declarando o seu ponto de vista sobre o assunto, para a minha surpresa todos estavam se posicionando a favor desta prática pecaminosa. De repente ficou faltando uma opinião, naquele momento um silêncio ensurdecedor envolveu a mesa, todos ficaram atentos aguardando a minha opinião. Fui convidado pela circunstância a me calar e deixar de lado a aquilo que eu acreditava e principalmente o Deus a quem sirvo. Olhando firme para eles declarei que não concordava, expondo os princípios da verdadeira família segundo a palavra de Deus. "Não vos conformeis com este mundo", não se conformar é contrapor o que tenta nos moldar ao mundo. Eis aí o nosso desafio! Em outras palavras é não deixar que o mundo reproduza os seus padrões, nos impedido de provar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Quando o Cristão consegue se posicionar, tendo em sua vida o padrão de Cristo ele consegue "estar errado vivendo certo". Para o mundo sempre seremos antiquados, atrasados e arcaicos. Hoje viver o certo segundo a palavra é estar errado segundo o mundo.

A luz só pode brilhar se ela estiver à vista de todos. Ser cristão envolve atitude e posicionamento, não importa se você estiver errado aos olhos do homem se estiver correto aos olhos de Deus. João 15:18-19 "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia." Por isso a melhor maneira de "estar errado" vivendo certo é andar segundo a palavra de Deus.


Em Cristo,
Bruno Nakakura.

Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons.




comments powered by Disqus
© 2014 Bruno Nakakura - Todos os direitos reservados