Artigo: Josué, o jovem atraído pela glória de Deus



Texto Base: Êxodo cap. 33:11
"E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda."

Josué foi um dos homens mais importantes da história bíblica, ele viveu de forma intensa diante de Deus, foi conhecido pela sua força e fé perante a nação de Israel. O livro de Josué pode ser considerado uma biografia deste grande homem, neste livro estão as principais cenas da sua vida, registros de batalhas, a caminhada de Israel em Canaã e conquistas da nação sob a sua liderança.

Olhando para a vida de Josué podemos compreender porque ele se tornou um líder tão amado por todos. Não foi fácil suceder Moisés, homem com tamanha importância e autoridade, que recebeu do Senhor a sua Lei, sendo o libertador de Israel, tirando o povo do domínio do Egito. Moisés foi o referencial do Jovem Josué, nas suas constantes idas à tenda do testemunho, ambos tiveram suas experiências com o Senhor. Neste ponto podemos destacar a importância de um líder e o seu exemplo para um liderado. Josué foi forjado no seu interior com as experiências da Glória de Deus, viu suas palavras e direcionamentos, conheceu o Senhor na intimidade. O texto de Êxodo 33:11 destaca "o mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda".

As prioridades de Josué estavam relacionadas ao seu serviço perante Deus. Dentre algumas características podemos citar:


Guerreiro - sabia guerrear; opondo-se contra os inimigos do povo de Deus, em muitas ocasiões se manteve a frente do Povo, sendo referencial de líder mesmo estando debaixo da liderança de Moisés. Êxodo 17:13;
Servo – Em várias ocasiões vemos Josué servindo a vida de Moisés, ele entendia e compreendia a importância da submissão ao seu líder. Com certeza as maiores experiências de sua vida foram ao lado Moisés. Êxodo 24:13;
Fiel - Desde a sua mocidade caminhou fiel a palavra de Deus. Todas as promessas à sua vida estavam atreladas ao cumprimento às Leis de Deus (Josué Cap. 01). Números 13:16;
Perseverante - Esta qualidade está ligada principalmente a constante busca da vontade de Deus. Nas lutas contras os inimigos, Josué foi constante, batalhou crendo nas promessas. Não podemos esquecer da sua visão frente aos gigantes da terra de Canaã, após regresso da terra como espia, juntamente com Calebe, creram na promessa e por se manterem firmes entraram na Terra da Prometida; Números 32:12;
Tinha o Espírito de Deus – O Espírito de Deus só habita em pessoas que possuem uma aliança com Ele, ter o Espírito é prova de separação, santificação e fidelidade; Números 27:18.


O jovem Josué esteve perante Deus e desejou ardentemente honrá-lo. No tempo da sua preparação, antes da morte de Moisés, ele permaneceu sempre à frente do povo, participando das revelações, sendo testemunha ocular das ações de Deus. Após a morte de Moisés, Deus o estabeleceu com novo líder em Israel.


Que sejamos como Josué, atraído e forjado pela Glória do Pai buscando acima de tudo viver de forma verdadeira a palavra, estabelecendo a vontade de Deus na Terra e conquistando para o seu Reino.


Em Cristo,
Bruno Nakakura.

Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons.




comments powered by Disqus
© 2014 Bruno Nakakura - Todos os direitos reservados