O Salmo 1



Por Bruno Nakakura
Em 10/08/2013.

VERSO 01: O Salmo começa com uma bem-aventurança, na sua entrada temos uma palavra de felicitação saudando o Justo. Temos aqui alguns pontos importantes:

• Primeiro: Convite a Obediência a Deus;
• Traz uma Advertência;
• Diferença clara entre o Justo e o Ímpio, esta diferença está no seu conselho e conduta de Vida.


Há uma explicação de forma crescente sobre o Pecado neste verso; "não anda segundo o conselho" > "Não se detém ou não para no caminho" > "Não se assenta na roda dos escarnecedores". Geralmente a influência do mundo começa nestes âmbitos de influência.

VERSO 02: Opondo-se ao verso 1, quanto ao conselho do ímpio, este verso refere-se ao Bem-aventurado, que é aquele que tem prazer nas coisas de Deus e na sua palavra, nela medita de dia e noite, ou seja, constantemente. (A palavra de Deus nos faz prosperar - Josué 1). Literalmente é aquele indivíduo que em todas as situações coloca a justiça de Deus em primeiro lugar, pautando a sua caminhada nos princípios da palavra. Ponto Importante: Claramente os dois caminhos se opõem: o Caminho o Ímpio (pecado) e o Caminho do Justo (santificação);

VERSO 03: Compara o Justo a uma Árvore verdejante - O desejo do Senhor é que os seus filhos possam dar frutos. Os frutos e as folhas - representam / constituem a essência e o valor da árvore, que para chegar a este estágio tem que absorver muita água (palavra de Deus). Na parte "b" deste verso temos: "Tudo que fizer prosperará", nada mais é do que a consequência dos que seguem a Deus e mais do que isso, conseqüência da obediência (Josué 1:06-08);

* Vida justa – Nos conduz a ter uma vida frutífera diante de Deus - Propósito pelo qual fomos criados (Gn 1:27-28);
* Árvore e frutos - Cuidado para não desenvolver uma visão de Recompensa, "se eu fizer a vontade tenho que receber uma recompensa" - Uma árvore boa não pode dar frutos ruins (Mateus 07:15);


VERSO 04: Se no verso 3 o Salmista compara o Justo a uma árvore frutífera, no verso 04 ele compara o ímpio a moinha que o vento espalha. Moinha significa: fragmento moído de palha / Pó que se reduz a uma substância seca - Característica da Moinha é a ausência de água. A grande característica do Ímpio é a ausência da palavra de Deus, ele é seco por si só, não há vida.

VERSO 05: No Julgamento o caminho dos Ímpios, isto é, sua vida e seu destino, manifestar-se-á em todo seu nada; "perde-se", desaparece. Os justos ao contrário serão recebidos por Deus no julgamento e formarão a comunidade dos justos;

VERSO 06: O Salmo é apropriado para servir de título de Saltério, destaca expressivamente o essencial: Fé e Obediência como conteúdo supremo de vida. À medida que a Lei é a expressão desta realidade suprema, não se opõe ao Evangelho, mas está no Caminho que leva a Ele. Em suma o Salmo em questão trata da Felicidade dos justos e o castigo dos ímpios.


Em Cristo,
Bruno Nakakura.

Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons.




comments powered by Disqus
© 2014 Bruno Nakakura - Todos os direitos reservados