Artigo: O sinal da presença de Deus



Significado da palavra Presença:
s. f. 1. Fato de estar presente. 2. Existência, estado ou comparecimento de alguém num lugar determinado. 3. Existência de uma coisa em um dado lugar.

O Ponto focal que trataremos sobre a Presença de Deus neste artigo vai além do significado da palavra em si, pois entendemos ela está atrelada a um sentido bem maior do que foi exposto acima. Antes de falar sobre este ponto focal gostaríamos de salientar que Deus está presente em todos os lugares possíveis e imaginados. O Salmista declara esta verdade no Salmo 139:08-10 "v8 Se subo ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. v9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, v10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá". O aspecto que trataremos refere-se ao Sinal da Aprovação de Deus mediante a sua presença, onde temos como parâmetro as nossas motivações, obras, sacrifícios e vida. Para desfrutar desta presença, o homem precisa primeiramente aceitar e confessar a Cristo, pois: "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11:6)

É notório que nem todas as pessoas reconhecem o Senhorio de Deus, outras insistem na tese que Ele não existe e tentam provar por meio de tragédias ou problemas enfrentados pela humanidade como a fome, pestes, terremotos a sua inexistência. Mesmo que o homem natural tenha este pensamento a palavra declara no salmo 19:01 "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos", a criação por si só revela o Criador. Romanos 1:20 declara: "Diz o insensato no seu coração: Não há Deus." Salmo 14:01. "Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das cousas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis". Só poderão desfrutar desta presença e discerni-la aqueles que possuírem uma aliança com Deus, "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor" (Atos 03:19). Entendemos que a percepção da Presença de Deus é para aqueles que o buscam. É claro que discernir a Deus primeiramente é fruto de comunhão com o Espírito Santo através de uma busca incondicional na sua palavra.

A presença de Deus pode nos guiar? Claro que sim! Olhando para o antigo testamento podemos ver os sinais descritos na Palavra quando o Senhor guiava Israel pelo deserto, dando o seu suprimento através do Maná (texto), enviado codornizes (Texto) suprindo a sua cede no deserto (texto), em todos os momentos o Senhor se mostrou como Deus zeloso (texto) direcionando o seu povo. Estamos convictos de que a presença do Pai nos conduz a caminhos sobre modo excelentes, nos conduz a caminhos de justiça. O Salmista já dizia "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho" Salmo 119:105. A Presença de Deus deve ser priorizada em todas as áreas da nossa vida, pois ela é o aval do Senhor para tudo, Davi sabia e entendia o significado da presença de Deus através do Espírito: "Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito" Salmo 51:11. O Apóstolo Paulo afirmou na carta aos Efésios capítulo 05:18; "E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito", se encher do Espírito é ter a vida no controle de Deus deixando que Ele a direcione para onde lhe prouver.

Moisés declara a Deus: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. Êxodo 33:15. Vemos através deste texto Moisés rogando a Deus que a sua presença estivesse conduzindo o seu povo, até aquele momento toda a revelação era recebida fora do Arraial na tenda que Moisés armara bem longe do povo, no entanto, a dura cerviz do povo não permitia que o Senhor estivesse no meio deles (Ex 33:05). Podemos afirma que: O pecado nos impede de desfrutar da presença de Deus! Apenas através de uma aliança foi possível ter a sua presença no meio deles. O Senhor faz um pacto com o povo (Êxodo 34:10-28), Moisés recebe a Lei e constrói o tabernáculo podendo o povo a partir de então ser conduzido pela nuvem de Deus.


Em outras palavras, ter a presença Deus ou mesmo andar com ela significa ter uma identidade que nos distingue dos demais povos da terra, isto envolve aliança, morte, renuncia, fidelidade. Deixe este sinal te acompanhar para que as pessoas à sua volta possam ver em você algo de diferente; o Senhor! Que possamos declarar a uma só voz : Cristo em nós esperança da Glória.


Em Cristo,
Bruno Nakakura.

Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons.




comments powered by Disqus
© 2014 Bruno Nakakura - Todos os direitos reservados